Como criar uma rotina de trabalho home office. Veja esses 5 passos para o seu dia a dia!

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Você trabalha em casa, mas sente dificuldade em se organizar? Continue lendo este artigo e aprenda as melhores dicas de organização para trabalhar em home office.

Trabalhar no conforto de casa hoje em dia é algo muito desejado por muitas pessoas, no entanto, o grande problema dessa nova modalidade de trabalho é conseguir criar uma rotina para ser seguida, já que nesses casos você é praticamente o seu patrão.

Se a sua casa se tornou o seu escritório você possui um desafio de deixar que as suas tarefas profissionais não interfiram em sua vida pessoal e vice e versa. Trouxemos neste artigo uma seleção das melhores dicas de como criar uma rotina de trabalho home office.

regularidade

Crie uma regularidade

A primeira coisa que você precisa é criar um hábito de trabalho, uma forma de se adaptar a uma rotina como se você trabalhasse fora de sua casa. Estipule seu horário de início e término como se fosse bater cartão em uma empresa comum.

É claro que caso haja algum imprevisto não se cobre demais, devido ao fato de manter a rotina, há possibilidades de alterações sim, o que não pode ocorrer é que as mudanças se tornem rotineiras e acabe virando um hábito! Lembre-se de que, se você trabalha como Freelancer ou se é proprietário de uma agência digital, o chefe é você mesmo!

prepare para o trabalho

Se prepare para o trabalho

Outra coisa importante para criar uma rotina de trabalho home office é se preparar para o início de suas atividades, isso inclui medidas básicas como um bom banho, trocar de roupas para algo mais adequadas (nada de ficar de pijama), pentear os cabelos, se perfumar, tomar o seu café da manhã na mesa de refeições e não no de trabalho. Parecem bobagens, mas são essas disciplinas que farão que que você tenha sucesso como Home Office.

Se ao se dirigir para uma empresa de terceiros você procura manter a sua melhor versão, na sua empresa (home office) seja ainda mais cuidadoso, com certeza isso faz muita diferença na hora do trabalho em casa.

metas e tarefas

Estipule metas e tarefas diárias

Só porque você trabalha em casa, não significa que você poderá sempre deixar para depois alguns de seus afazeres. Esse ponto está diretamente relacionado ao primeiro tópico, pois se você tem uma regularidade, você tem metas para cumprir a cada espaço de tempo.

Recomendamos dividir as tarefas por dia e ordem de importância, assim você evita a procrastinação que torna os dias quase nada produtivos. Anotem em uma agenda ou um planner as tarefas do dia e siga à risca o cumprimento das mesmas. E digo por experiência própria, tem que ser assim! Caso contrário, quando você menos perceber, já é Sexta-feira e o desespero começa a tomar conta de você e aí, meu amigo ou minha amiga, o seu final de semana já era!

afaste das distrações

Se afaste das distrações

Outra dificuldade encontrada pelas pessoas que se questionam como criar uma rotina de trabalho Home Office, é a capacidade de se manter focado, sem nenhuma distração.

Bem realmente talvez este seja um dos desafios mais difíceis, no entanto, não é impossível. Tenha em mente que você domina os seus impulsos e não o contrário. Se afaste de tudo que poderá causar perca de foco do seu trabalho como, por exemplo:

Guarde o seu celular, caso seja necessário o uso dele, se desligue das redes sociais. Saia de perto de televisão, ainda que seja para ver uma parte de uma novela, ou apenas o noticiário, se está no horário de seu trabalho fique longe da televisão, caso tenha mais pessoas em sua casa no seu horário de trabalho, procure se isolar em cômodo onde você possa ter privacidade e poder se concentrar em suas tarefas, não fique acessando a sua conta do facebook, Instagram, twitter, youtube, etc. Se você utiliza as redes sociais para trabalho, se concentre em utiliza-las apenas para esse fim e se precisar anote antes o que você precisa fazer em cada uma delas, porque você realmente pode se esquecer quais eram as suas tarefas assim que entrar nelas e ver vídeos engraçadinhos!

Outro ponto importante que devemos destacar é que você deverá avisar aos seus familiares que está em horário de trabalho, ou seja, nada de ir fazer tarefas domésticas

Trabalhe em blocos

Trabalhe em blocos

Muito utilizada em todo o mundo, a rotina do trabalho em blocos cria uma rotina muito mais proveitosa e menos tediosa para aquele que executa as tarefas. A proposta dessa rotina de trabalho é dividir o seu tempo de trabalho em pequenos espaços.

Imagine que você trabalhe em home office quatro dias da semana e a cada dia você possua uma jornada de trabalho e seis horas. No intervalo de cada duas horas, faça uma pequena pausa, use o despertador do seu celular para lembra-lo a cada duas horas.

Nesses intervalos saia da frente do seu computador, não é para você fazer intervalos para acessar a sua conta no facebook ou no Youtube para terminar de ver aquele vídeo daquela hora! Rs

Caminhe um pouco pela sua casa  ou apartamento, saia um pouco dela ou se você tem um animalzinho como companheiro, brinque um pouco com ele ou simplesmente vá fazer um café que já irá te ajudar um pouco em sua saúde mental e física. Além de ajudar dando um tempo para as suas vistas também.

Bom, espero que tenha gostado dessas dicas e se você ainda não trabalha como Home Office ou se está começando, siga essas dicas e verá que o seu dia a dia será muito mais produtivo e menos cansativo!

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