Domine o Canva e crie layouts sensacionais!

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Já pensou em produzir incríveis peças gráficas, mas sem ferramentas complexas, como Photoshop ou Illustrator? Com o Canva, você poderá não só fazer peças para sua estratégia de conteúdo para web, mas para coisas pessoais também!

Crie designs para tudo. Esse é o lema do Canva, uma ferramenta simples e intuitiva, que ajuda qualquer pessoa a criar conteúdos visuais.

Com ele, você poderá criar desde um e-book completo até a um convite de casamento! Você pode utilizar templates prontos ou começar a arte do zero. Todos os recursos do Canva vieram para facilitar seu trabalho e sua vida.

Para aproveitar todos os recursos ao máximo, preparamos este tutorial completo para você criar layouts incríveis com o Canva. Pronto para colocar a mão na massa?

O que é o Canva?

Para começar a dominar o Canva, vamos explicar o que exatamente é essa ferramenta tão interessante. Basicamente, é para criação de design gráfico profissional, com o recurso de arrastar-e-soltar.

Além da versão web, está disponível também para smartphones com sistema Android ou iOS.

Dentro dos principais recursos estão:

  • Milhares de imagens gratuitas e pagas: Recentemente, o Canva adquiriu dois bancos de imagens gratuitas, o Pexels e o Pixabay. Assim, o usuário possui milhares de opções de fotografias gratuitas de ambos serviços, e também há opções pagas por um preço acessível.
  • Filtros para imagens: Além de disponibilizar diversas imagens, a ferramenta também oferece filtros personalizados para edição;
  • Formas e ícones gratuitos: Entre os recursos do Canva. estão a disponibilidade de formas, gráficos, ilustrações, ícones e muito mais, oferecendo maior leque na hora de fazer infográficos ou e-books, por exemplo;
  • Fontes e formatos de textos: A ferramenta também disponibiliza diversas fontes diferentes para personalizar as peças, assim como formatos de textos já pré-definidos, deixando tudo esteticamente alinhado.

Mas os grandes recursos do Canva são realmente os templates pré-definidos. Os templates são divididos nas seguintes categorias: Redes sociais; Documentos; Pessoal; Educação; Marketing; Eventos e Anúncios.

As categorias são divididas em subcategorias para temas ou tópicos. Exemplo: na categoria Redes Sociais, existe a subcategoria Facebook, dividida por temas, como anúncio para restaurantes.

Cada arte possui já o tamanho certo para cada canal, e quando prontas podem ser baixadas nos formatos PNG, JPEG e PDF.

Outro diferencial do Canva é a possibilidade de criar um projeto e compartilhá-lo com outras pessoas.

Canva é gratuito?

A grande vantagem do Canva é ter todos os principais recursos gratuitos. Praticamente tudo está lá para os usuários utilizarem sem pagar por isso, e os que são pagos, o valor é bastante acessível.

Então, sim, para se cadastrar e começar a fazer seus design no Canva é gratuito.

Para quem deseja ter mais recursos disponíveis, existe o plano Canva Pro, que oferece teste grátis por 30 dias e depois está disponível a partir de R$ 34,90/mês.

Diferenças entre a conta gratuita e paga

Para quem migrar para o plano Pro, terá como principais diferenciais:

  • carregar fontes personalizadas;
  • organizar fotos e outros elementos em pastas;
  • redimensionar os mesmos designs para formatos diferentes e baixar PNG com fundo transparente;
  • acessar fotos, ilustrações e modelos gratuitos.

O que você pode fazer com a ferramenta?

O Canva representa uma grande oportunidade para quem está começando a empreender no mercado digital criar peças de conteúdo diferentes. E é muito importante apostar nisso para conseguir se destacar dos concorrentes.

Quem mostra isso é este estudo, que analisou mais de 100 milhões de artigos e descobriu que aqueles que continham conteúdos visuais, como infográficos, possuiam chances maiores de serem compartilhados.

Além disso, empresas que criam conteúdos visuais possuem uma taxa de conversão 7 vezes maior.

Está começando a empreender agora e possui nem uma identidade visual? Ou já está no mercado, mas não possui nem tempo e recursos para criar conteúdos diferentes? O Canva possui recursos para todos esses casos. Vamos a eles!

Logotipos

O primeiro passo para quem está começando agora é definir sua identidade visual. Dentro do Canva, há vários modelos prontos, basta mudá-los para o nome escolhido e pronto!

Posts para redes sociais

O Canva possui extensos recursos para redes sociais. Com a ferramenta, você pode criar imagens e histórias para Facebook e Instagram, anúncios de todos os formatos, post para Twitter, geofilter para Snapchat, banner para LinkedIn e muito mais!

Thumbnails para vídeos

Você também pode criar thumbnails personalizadas para seu canal no YouTube. Pode parecer que será só um atrativo a mais, mas thumbnails bem feitas atraem muito mais atenção, e consequentemente trazem mais visualizações.

Panfletos e cartazes

Para quem deseja divulgar eventos ou negócios locais, é uma ótima ideia já aproveitar os modelos prontos. O Canva possui opções para diversos temas, como panfletos para restaurantes, academias, eventos e até para aniversários.

Documentos e apresentações

Os recursos para fazer documentos e apresentações também podem ser utilizados para fazer e-books, criando algo único e que deixará seus leads encantados com o visual.

Cartão de visita

Cartões de visita são muito importantes para networking, e quando entregamos algo bonito para a pessoa, ela se lembrará com mais facilidade. No Canva, você pode aproveitar diversos modelos, colocando somente seus dados para contato.

Infográficos e banners para blog

Infográficos sempre fazem sucesso em uma estratégia de conteúdo. Afinal, entregam muitas informações em um espaço fácil de ser consumido. Com os elementos disponíveis na ferramenta, você pode criar diversos e diferentes infográficos.

O mesmo vale para banners para seu blog. Geralmente, são feitos para serem capa do post, mas no Canva, também podem ser customizados para entregar uma oferta, como um e-book, por exemplo.

Como usar o Canva? Passo a passo

Sim, é possível fazer muitos (muitos!) projetos com o Canva. Para te ajudar a criar seu primeiro design, fizemos um passo a passo completo:

1. Crie sua conta

O primeiro passo é criar uma conta no Canva (lembrando que é gratuito). Entre na página inicial e registre com sua conta do Facebook, Google ou com seu e-mail.

Criada a conta, você será direcionado para a página de onboarding, que ajudará a ferramenta a selecionar os melhores templates de acordo com sua necessidade. Aqui, escolhemos a opção Pequena Empresa.

Caso queira experimentar o Canva Pro nessa etapa, escolha para fazer o teste. Caso contrário, clique em “Mais tarde”.

Ao avançar, você também poderá convidar outras pessoas para colaborar com os projetos.

2. Explore a biblioteca para conhecer os modelos

Como explicamos acima, o Canva possui uma ampla coleção de templates profissionais, que atendem demandas de variados conteúdos. A biblioteca de modelos é organizada por categorias e os templates divididos por temas.

Seja qual for o conteúdo a ser criado, no Canva, ele já estará com as dimensões certas e com elementos que serão como um trampolim para começar o trabalho.

Para o nosso tutorial, escolhemos mostrar como criar um post para Instagram, que será muito importante para ter um feed atrativo e organizado.

3. Escolha o template que irá acompanhar suas postagens

Quando se trata de redes sociais, principalmente o Instagram, é muito importante definir o visual que será a cara das postagens de agora em diante. Escolher um modelo diferente para cada post deixará o feed bagunçado e visualmente carregado.

Para o nosso exemplo, começaremos com esse modelo para divulgar uma mensagem para o Dia dos Pais. Como podemos ver, o template já possui a foto e a mensagem, mas queremos mudar. É aí que entra o poder de transformar designs no Canva.

4. A imagem e o texto

Para começar, é preciso escolher uma boa imagem para que o post tenha um bom engajamento.

Usando a biblioteca do Pixabay, procuramos por uma foto de pais para chamar atenção das pessoas sobre o assunto. Lembrando que se você já tiver a sua própria foto, será melhor ainda!

Para ir para as opções gratuitas, clique em Mais e depois Pixabay (também pode escolher o Pexels).

Selecione a foto e arraste para o template, exatamente onde a imagem ficará. Para deixar a foto com aspecto mais vivo, colocamos o filtro Solar.

Agora que temos a imagem perfeita, é preciso escolher uma tipografia que combine. Você pode usar a que já está no modelo, ou escolher uma na aba Texto.

Sabemos que escolher fontes que combinam pode ser um processo difícil e até mesmo demorado. Para ajudar, o próprio Canva fornece uma ferramenta para mostrar quais fontes combinam e dicas para utilizá-las.

5. Compartilhe e/ou baixe a imagem

O Canva permite que você chame mais pessoas para colaborar com o design dentro da ferramenta. Basta clicar em Compartilhar e colocar o e-mail do outro usuário, que ele poderá visualizar ou editar.

Caso esteja tudo pronto, você pode baixar ou compartilhar em outros locais, como postar diretamente no Facebook, Mailchimp, Pinterest e outras redes sociais, ou salvar em outro serviço como Google Drive e Dropbox.

Não gostou dos templates? Comece do zero!

Todos os modelos do Canva são completamente personalizáveis. Mas, caso queira, você pode criar o seu modelo do zero, fazendo o upload das suas próprias fotos, imagens de fundo, fontes e cores.

Para fazer um template do zero, basta selecionar a dimensão que quer e inserir uma grade na sessão Elementos da barra lateral.

Uma vez que a grade está no lugar, comece a colocar as imagens e elementos no lugar. Hora de deixar a criatividade fluir!

Bônus: dicas para criar conteúdos visuais incríveis

Além da criação de projetos, o Canva possui outros recursos extras que são uma verdadeira “mão na roda” na hora de criar designs, principalmente para quem ainda não está familiarizado com conceitos da área. Vamos conhecer eles:

Criação de paleta de cores

Como vimos aqui, ter uma paleta de cores é muito importante. Mas como descobrir quais cores irão combinar com o seu template? O Canva possui um recurso gratuito para criação de paleta de cores a partir de fotos.

As fotos podem ser da própria ferramenta ou então suas. Basta fazer o upload da imagem e em poucos segundos, você terá todos os tons que combinam e os códigos.

Outra ferramenta, também do Canva, para geração de paletas de cores, também está disponível e ajuda na hora de adotar um conjunto certo de cores para sua marca.

Canva na palma da mão

Ter o Canva instalado no seu smartphone irá facilitar e muito o seu trabalho. Precisa postar algo imediatamente, mas não está com o computador perto?

As contas do Canva são sincronizadas, ou seja, o mesmo trabalho pode ser feito no celular, salvando direto na sua biblioteca de fotos e pronta para ir ao ar.

Defina KPIs para mensurar seus conteúdos

Tão importante quanto a criação de conteúdos, é a definição de KPIs para mensurar o que está dando certo e o que não está. E um erro bastante recorrente é se prender em métricas de vaidade, se esquecendo das que realmente são importantes.

Por isso, ao desenvolver seus conteúdos para redes sociais e outras mídias, não se esqueça de monitorar e saber quais geram mais engajamento. Seu trabalho ficará melhor e os designs criados não serão feitos em vão.

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